SERVIÇOS
Produção Musical
Uma Produção Musical envolve basicamente 3 etapas: (1) Pré-Produção, (2) Produção e (3) Pós-Produção.
A primeira etapa é fundamental para que possamos entender quais são as influências e estilo da banda e avançar por um caminho que seja coerente com a sua verdade, buscando o conceito que irá nortear os trabalhos. Aqui também é desenvolvido o planejamento das atividades e o cronograma das gravações. O produtor irá analisar o material bruto das músicas que serão produzidas, como: gravações caseiras, demos, vídeos, ensaios… Questões como tonalidade, progressão de acordes, andamento, riff, letra e todas as partes da música (intro, estrofe, refrão…) devem ser definidas nesta etapa. Desse modo, será gravada uma “guia” (geralmente com guitarra e voz) que servirá de referência para as gravações posteriores.
A segunda etapa envolve Gravação e Edição. Durante as sessões de Gravação o produtor irá orientar os músicos, dando opiniões e sugestões. Não vale tocar sem vontade, com o instrumento desafinado ou desregulado. Lembrando que o arranjo deve ser criado pela própria banda. Já na edição, por exemplo, o produtor irá corrigir aquele prato que o baterista tocou fora do tempo ou colocar na frequência correta aquela nota que o vocalista não conseguiu alcançar, se for necessário, para que o trabalho atinja um resultado profissional. Sendo que a prioridade é sempre captar a melhor performance possível.
A terceira etapa inclui Mixagem e Masterização. Como o próprio nome sugere, a “Mix”, é o momento de misturar de forma equilibrada todas as trilhas que fazem parte de um projeto/música. Isso inclui regulagem dos volumes, distribuição dos elementos no campo estéreo, equalização, uso de efeitos e processamentos variados. Já a “Master” é o acabamento final do áudio para que as músicas possam ser reproduzidas dentro de um alto padrão de qualidade tanto em mídias físicas (CDs), quanto nas plataformas digitais (streaming).
O valor cobrado pelo trabalho de Produção Musical irá variar conforme as características e complexidades de cada projeto e quantidade de instrumentos e vozes que serão gravadas e mixadas. A produção poderá ser de apenas uma música (Single), um EP (Extended Play) ou um álbum.
Normalmente a maioria dos instrumentos são gravados na própria Casa Sonora, com exceção da bateria que é captada em estúdio parceiro ou da preferência do baterista com acompanhamento do produtor que irá supervisionar e trazer os áudios para mixar com as demais trilhas do projeto.