You are currently viewing Três dias e 12 bandas do F.I.B.R.A. no maior evento da cena independente gaúcha no Music Box 

Três dias e 12 bandas do F.I.B.R.A. no maior evento da cena independente gaúcha no Music Box 

Foto de capa: Eletroacordes

O Rock está predominando em Porto Alegre. A maior de todas as edições do Festival Independente de Bandas de Rock Autoral (F.I.B.R.A.) acontece em três dias com 12 bandas da cena gaúcha a partir da próxima sexta-feira (21), e após sábado a partir das 19h e domingo às 16h, sempre no Music Box. Ingresso a R$ 10,00 no local.

Depois de 24 edições, o F.I.B.R.A. dá um passo mais ousado e concentra as bandas atuantes da Capital e Região Metropolitana variando estilos, propondo a visibilidade da produção local e abrindo espaço para talentos que até então buscam um lugar ao sol. O evento, que já aconteceu nos teatros da CCMQ e Arena, além dos palcos de bares como o Marinho, Beer Box Cantegril, Parapha Baiuca, Caos, Divina Comédia, The Cavern Pub e Local Rock, entre outros, solidifica e movimenta agora a cena no tradicional Music Box para bandas independentes.

Há mais de 1 ano e meio promovendo shows em espaços  públicos, o F.I.B.R.A. já é reconhecido como ação cultural coletiva de afirmação, somando a apresentação de cerca de 50 bandas e possuindo 600 integrantes, abrindo o cenário e diversificando novos talentos do Sul.

Confira as atrações dos três dias:

Sexta-feira, 21 de julho

NEGO TARSO – Tarso de Carvalho das Neves, de São Leopoldo é um cantor, compositor, produtor, arranjador e multi-instrumentista influenciado por artistas como Lenny Kravitz e Jimi Hendrix.

ELETROACORDES – Sitiada na Capital gaúcha, o trio autoral com mais de 14 anos de estrada tem nova formação e transcende pela música eclética – sem rótulos, receitas prontas ou jargões pré-fabricados – plugada nas origens do Blues, Jazz, Pop Rock psicodélico e anos 70. Possuem 5 EP’s, uma coletânea e oito clipes roteirizados.

CAMASSADA – Banda de Viamão, com influências de Rock e Blues, forjada no fogo do Rio Grande, pelo rock autoral e sem mais delongas. Formada em 2018.

INSÓLITA – O som consiste em grunge /punk, com influências em Nirvana, Ramones, Queens of Stone Age, Os Cascavelletes e Replicantes. 1°EP lançado – Mentes Piradas – com quatro canções, em dezembro de 2022. A banda é de Canudos, Novo Hamburgo (RS).

Sábado, 22 de julho

GOMA EXPERIENCE – Banda criada no final de 2021 e tem influências do Rock em geral, em especial o mitológico Rock gaúcho e sons que permeiam desde os Rolling Stones, passando por Supergrass e chegando a Cachorro Grande.

VELHO MAGO – Banda surgiu em 2017 em Alvorada. O som se fez pela mistura de influências de seus integrantes. O tipo de Rock que um E.T. esquizofrênico ouve na sua nave.

CAMINHANTE FLUTUANTE – Banda de Porto Alegre que mistura influências de Rock’n’ Roll, Blues, Folk, Psicodelia, entre outros gêneros. Fundada em Novembro de 2018, traz na bagagem três singles e o álbum ”As Ideias estão no ar”

WHITE MAMMOTH – Banda de Porto Alegre (RS) com início em setembro de 2018.O grupo vem trabalhando em suas composições nas vertentes do Rock, com influências diversas das melhores bandas do mundo no gênero. As músicas têm como características a intensidade, dinâmica e técnica, fugindo de rótulos ou subgêneros específicos e procurando sempre somar à experiência musical do ouvinte.

Domingo, 23 de julho

VIRTUALIDADES – A banda surgiu em 2020 do reencontro de dois amigos de longa data, que resolveram mostrar ao mundo suas músicas autorais. Tendo singles lançados nas plataformas e clipe. São cinco integrantes, que fazem um rock pop autoral.

DANÇARINA FANTASMA – A banda tem como principal influência o gênero Indie Rock, principalmente influenciada pela banda The Strokes e inspiração em algumas bandas brasileiras de Rock gaúcho, como Os Replicantes, Os Cascavelletes e TNT. Focada em composições autorais, o objetivo ao longo de 2023 é gravar um álbum com 10 músicas já compostas e realizar shows ao longo do ano.

FLYLEAVES – Banda formada em 1998 em Canoas (RS), tendo como principais influências, as bandas da cena Grunge de Seattle, Rock de Garagem sessentista, Beatles, Black Sabbath e Jovem Guarda.

THOMAS BUTTERFLY – Banda de Rock Clássico e Progressivo de Porto Alegre (RS) há mais de 30 anos em atividade, com diversos álbuns independentes registrados, vídeos, hits em rádios e shows nos principais palcos da cidade e região. Produção musical é numerosa com longa participação na cena rock local.

O coordenador do F.I.B.R.A., o músico Lauro Levandowski contabiliza a participação de 40 bandas e artistas até o momento e ainda seis bandas aguardam o agendamento para novos palcos em teatros neste segundo semestre. “Nosso coletivo vem crescendo muito e somos a prova que a cena rock autoral está forte e unida. Muitas parcerias estão surgindo e procuramos dar oportunidade as novas bandas que ingressam em nosso coletivo. Nesse próximo evento três dias de Rock, teremos sete bandas estreando pelo F.I.B.R.A.”, afirma Levandowski. Para mais informações, entre em contato com 51 98281-8291.

————————–SERVIÇO——————————-

Três Dias de Rock – Festival Independente de Bandas de Rock Autoral (F.I.B.R.A.)

  • O quê: Apresentação coletiva de bandas de Rock autoral;
  • Onde:  Music Box – Av. Benjamin Constant, 1512 – São João, Porto Alegre;
  • Quando: Dias 21 e 22 de julho às 19h e 23 de julho às 16h;
  • Quanto: Ingresso a R$ 10,00.

— —- —

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável
Rodrigo Vizzotto
(51) 99132.1312