You are currently viewing Festival Rocha Dura: especial 20 anos

Festival Rocha Dura: especial 20 anos

Festival Rocha Dura em sua 27ª edição celebra os 20 anos do projeto com 7 shows. O próximo Festival Rocha Dura será no dia 16, às 17h, no Divina Comédia (Rua da República, 649), em Porto Alegre. 

Haverá show de rock com artistas e bandas formadas majoritariamente por mulheres, incluindo: Os Aciderais, Xulé de Omem, Sem Carisma, A Ordem Inversa, Venera Se7e, Jéssica Jennifer e Ágata Rios.

O festival tem como objetivo a inclusão de artistas independentes na cena musical de Porto Alegre e Região Metropolitana. Até o momento, são 26 edições com a participação de 72 bandas e 91 shows ao longo dos 20 anos do projeto.

Conheça as bandas do Especial de 20 anos do Festival Rocha Dura:

Os Aciderais

Crédito: Divulgação

Os Aciderais é uma banda porto-alegrense formada por alguns seres de diferentes espaços e tempos. Inicialmente chamada de Ágora Sideral, esta conjunção interestelar colide influências de clássicos do rock, músicas brasileiras e algumas doses de psicodelia em sua sonoridade autoral. Essa união caleidoscópica é composta por Anny (voz), Giovanni (guitarra), Letícia (baixo) e Jeferson (bateria).

Instagram: @os.aciderais

Xulé de Omem

Crédito: Clara Morales

A Xulé de Omem foi concebida por Patricia Morini, membra fundadora do grupo, em 2018, como uma forma de realizar o sonho de se expressar através da música. Desde 2022, a banda tem se apresentado em espaços colaborativos em Porto Alegre e região metropolitana. A formação atual conta com Emanuele Canal (voz), Betina Farias (guitarra), Patricia Morini (baixo e vocais) e Pomba Cláudia (bateria). A banda possui influências de artistas do movimento Riot Grrrl e grupos de rock com protagonismo feminino, como Mercenárias, L7, Bulimia e Bikini Kill. No repertório autoral privilegiam a distorção e atitude, com um discurso voltado para a visibilidade das relações de poder e a opção pela liberdade e direitos igualitários. Atualmente, trabalham no single de estreia, “Xulé de Omem”, a ser lançado em julho de 2024.

Instagram: @bandaxuledeomem

Sem Carisma

Crédito: Divulgação

Fundada em 2022 em Porto Alegre, a banda Sem Carisma é formada por 4 mulheres que trazem na bagagem influências do rock. As músicas autorais com letras que contam histórias reais com um toque de deboche e ironia são o ponto forte do grupo. Integrado por Eduarda (guitarra/vocal), Karem (baixo/vocal), Marthina (guitarra/vocal) e Renata (bateria/vocal). Em abril, o quarteto lançou o EP de estreia “Caótico Tá Ótimo”, com 3 faixas, que está disponível em todas as plataformas digitais, incluindo a faixa destaque nos shows: “Boyzinho Insalubre”. 

Instagram: @semcarismaoficial

A Ordem Inversa

Crédito: Alexandre Birck

Banda de rock autoral de Porto Alegre/RS – que para esse show se apresenta com uma formação alternativa – conta com Thaís Rossi no vocal, Felipe Messa na guitarra e vocal, Wagner Rodrigues no baixo e Edu Jr. na bateria. O grupo lançou dois EPs, com cinco músicas cada, em 2022 e 2023, ambos pelo selo Casa Sonora. Suas músicas, influenciadas pelo folk, poesia beat e hard-rock, apresentam histórias que falam de existencialismo, amores perdidos, corações partidos e personagens solitários vivendo à margem da sociedade, de cidade em cidade ou de bar em bar.

Instagram: @aordeminversa

Venera Se7e

Crédito: Ágatha Perez

A Venera Se7e foi formada em Porto Alegre no final de 2022 por 4 amigos muito influenciados pelo emo dos anos 2000. A banda carrega uma estética pop-punk e indie rock, trabalhando com obras autorais e covers de artistas como Paramore, Pitty e The Pretty Reckless. O grupo é formado por Kadyne Sutelo (voz), Gabriel Valiatti (baixo), Fabricio Durand (guitarra e vocais) e Henry Kroww (bateria). Atualmente, os músicos estão inseridos na cena underground da capital gaúcha e rascunham canções para o EP de estreia.

Instagram: @venerase7e

Jéssica Jennifer

Crédito: Divulgação

Cantora, compositora, atriz e produtora gaúcha. Iniciou na carreira musical no coral infantil, quando participou de festivais de música nativista. Na adolescência, apaixonada por rock’n roll, começou a se interessar por instrumentos e pela composição, foi chamada a ocupar o vocal da banda da escola Lado B. Em 2023, inscreveu uma das suas composições no Festival da Canção Coxilha Negra, tendo a sua primeira experiência num palco profissional, onde alcançou o Prêmio Especial por Aclamação do Júri com “História Sem Fim”, sob o ritmo de blues. Nas apresentações, Jéssica interpreta as suas canções voltadas aos pensamentos conflitantes de cunho interior e as questões que envolvem a temática de ser mulher num ambiente social desigual em direitos e oportunidades.

Instagram: @jessicajenniferoficial

Ágata Rios

Crédito: Bruna Pena

Cantora, compositora e instrumentista porto-alegrense. Começou a compor e a tocar violão na adolescência, em 2010. Iniciou a carreira pública em 2014 e desde então apresenta-se em pubs, bares e livrarias, com destaque para a participação do “Festival de Música de Porto Alegre 2019”, no qual apresentou uma canção autoral. 

As letras tratam de angústias adolescentes e a passagem à vida adulta, desilusões, amores e bons momentos, em músicas simples. A artista tem influências de Rita Lee, Elis Regina, Amy Winehouse e Taylor Swif.

Instagram: @agata_rioss

Serviço

27º Festival Rocha Dura – ESPECIAL 20 ANOS

ATENÇÃO: estaremos recebendo itens de doação para as vítimas das cheias no RS

Ficha Técnica

  • Artes: Miro Junior
  • Fotógrafa: Clara Morales
  • Realização: Rocha Dura Produções
  • Texto fonte: Rocha Dura Produções
  • SEO, revisão e edição: Del Nero Conteúdo, sem uso de IA
  • Fotos: crédito no link das imagens
  • Imagem em destaque: cartaz do evento. Divulgação