You are currently viewing Borduna lança EP onde relação trabalho e arte se cruzam de maneira física e conceitual

Borduna lança EP onde relação trabalho e arte se cruzam de maneira física e conceitual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

514/s leva o ouvinte até a sala de costura, lugar em que a banda foi criada e trabalha até hoje

Nesta sexta-feira (23), os caxienses da Borduna estão lançando pelo selo fonográfico Alforge Records, seu segundo registro de estúdio. Intitulado “514/s”, o EP traz 5 faixas que são um convite ao ouvinte que deseja conhecer o laboratório de criação e concepção da banda.

O lugar onde tudo começou é uma sala de costura, em que a mãe de um dos integrantes da banda trabalha. Em meio a linhas e tecidos, o quarteto encontrou o seu local de ensaio. Essa atmosfera está presente logo no nome do EP, que é uma referência ao número da casa em que esse espaço se encontra. A letra “s” indica que essa sala está no subsolo da residência.

Além de transportar o ouvinte para o seu ambiente de criação, a banda busca discutir por meio de suas músicas, a valorização de ambas as atividades que habitam o mesmo espaço, por um lado a arte e a produção musical independente, e pelo outro, a visibilidade dos trabalhadores que desempenham funções manuais no contexto de desconstrução do que reconhecemos como trabalho.

Nesse EP, a banda mantém influências do posthardcore, stoner rock, hardcore/punk e noise, junto a vocais melódicos, características que foram aprimoradas desde o primeiro EP homônimo, lançado em 2019. As canções também fazem parte de diferentes períodos da banda, que já completa quase 6 anos de existência.

Da esquerda para direita: Fabiano Caliari (bateria), Rudinei Picinini (vocais), Cleber Zeferino (baixo e backing vocals) e Éverton Severo (guitarra e backing vocals)

Infelizmente, por conta da pandemia, o grupo não irá fazer uma turnê de divulgação do EP, como havia realizado em 2019, com o seu trabalho anterior. Naquele ano, o quarteto realizou shows nos três estados do sul do país. Mesmo sem a turnê, o grupo ainda pretende lançar até o fim do ano um material audiovisual para promover uma das faixas do novo registro.

O EP “514/s” já está disponível digitalmente pelo Bandcamp. A partir do dia 11 de novembro, as músicas também estarão disponíveis pelo TIDAL e Napster. O novo trabalho da Borduna também terá cópias físicas, além de uma zine, produzida em parceria com a Parede, que faz parte do selo Alforge Records. A zine apresenta as letras das músicas do EP, ilustrações e fotografias da banda.

Conheça a Borduna

Fundada em abril de 2014, o quarteto — formado por Cleber Mignoni Zeferino (baixo e vocais), Éverton Severo (guitarra e vocais), Fabiano Caliari (bateria) e Rudinei Picinini (vocais) — já acumulou uma boa bagagem de shows e festivais por cidades dos três estados do sul do Brasil.

Faixas que compõe 514/s:

  1. A Fábula Moderna
  2. Pandora
  3. Distorto
  4. Não Deixeis Cair
  5. Fuga

Ouça Borduna no Bandcamp
Capa do EP e foto de divulgação por Cléber Mignoni Zeferino
Conteúdo enviado por Borduna