Você está visualizando atualmente Arquivo Punk Rock do Sul lança coletânea de bandas antifascistas

Arquivo Punk Rock do Sul lança coletânea de bandas antifascistas

Por Wagner Rodrigues

No dia 13 de julho o coletivo Arquivo Punk Rock do Sul lançou a Coletânea Antifascista

A ideia foi agregar em um único álbum diversas bandas brasileiras com influência de punk rock que lutam pela causa antifascista.

Essa compilação emerge em um momento de protagonismo da extrema-direita mundial, com discursos retrógrados e autoritários que desprezam a produção científica e artística e se alinham com o neofascismo e o ultraliberalismo para gerar um cenário de exploração, desamparo e miséria.

Ao mesmo tempo é possível perceber uma forte reação nas ruas contra o fascismo e o racismo e a favor de uma sociedade multicultural, plural, livre e democrática. Mesmo dentro de um quadro perigoso de pandemia, onde governos como o de Bol$o fazem peripécias para agravar a situação.

É nesse sentido que a Coletânea Antifascista do Arquivo Punk Rock do Sul representa uma iniciativa que vem somar forças na luta contra a barbárie, o retrocesso e a opressão. Ainda que as músicas não sejam inéditas e já tenham sido lançadas pelas bandas, o trabalho de compilação se traduz em um elo de união no underground, estimulando o senso crítico e a reflexão.

O projeto também tem uma perspectiva de ação direta, onde a renda arrecadada com as vendas dos exemplares físicos da coletânea será revertida para ajudar a Casa Mulheres Mirabal que acolhe e abriga mulheres vítimas de violência doméstica. O álbum pode ser adquirido entrando em contato com as próprias bandas através das suas redes sociais.

Segundo Lê Sisa, uma das idealizadoras do projeto: “o rock tem levantado desgosto ultimamente por não se posicionar no cenário político brasileiro. E nós queremos mostrar que existem bandas que não se esconderam e levantaram as bandeiras pelas quais lutam sem medo”.

As bandas que integram a coletânea são: Estive Raivoso, Hempadura, Lo Que Te Voy A Decir, Cat Arcade, Calotas Cromadas, Punkzilla, 69 enfermos, Satan’s a Woman, Os Torto, Dead Fish, Rooster, Hermano Chiapas, Vomitose, Flanders 72, Rotten Garden, Abigail, Bleff, Solana Star, Os Replicantes, Estragonoff, Flanelas Desbotadas, Marinas Found e Consentrio.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 International.